Enorme parque com 819 hectares, totalmente protegido por um muro com 21 km de extensão. Nesta antiga tapada de caça da Casa Real, anexa ao magnífico Palácio Nacional de Mafra, ainda hoje é possível caçar – veados, gamos e javalis – embora de forma ecologicamente controlada.
Além daquelas espécies, vivem em liberdade na Tapada lobos, raposas, ginetes, saca-rabos, e uma grande variedade de aves, incluindo a raríssima águia de Bonelli. Todos estes animais podem ser avistados pelos visitantes, em passeios guiados, a pé ou num pequeno combóio existente no Parque.
Também é possível efectuar raids de orientação e de fotografia, percursos de tiro com arco e percursos equestres e de BTT, além de passeios em charrette à disposição dos visitantes mais resistentes e mais nostálgicos. O parque inclui ainda dois museus.
O primeiro exibe coches e carros antigos, e o segundo apresenta armas antigas e animais embalsamados. A Tapada dispõe de 10 quartos na casa de campo do Rei D. Carlos, para alojar os participantes em caçadas.