Sem pressas… aproveite tudo o que a região tem para lhe oferecer!
Munido de um mapa e de calçado confortável, começe o seu percurso na estação de comboios, à entrada da vila. A partir da estação desça a Avenida Valbom sem pressas. Seja Verão ou Inverno, não se esqueça de provar um dos melhores gelados da região no Santini, logo no topo da avenida.
Passeie de Charrete
Chegando ao fim da Avenida Valbom, siga em frente subindo a direito pela Travessa da Alfarrobeira. À sua direita fica o Jardim Visconde da Luz, perto do qual pode alugar uma charrette para um elegante passeio à moda antiga. Fica a ideia.
No topo da Travessa da Alfarrobeira continue pela Travessa dos Navegantes até à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Esta igreja do século XVIII é uma das mais antigas igrejas de Cascais, já que foi das poucas que não desapareceu com o terramoto de 1755.
Passeie descontraidamente até dar com o Teatro Gil Vicente. Virado para o Teatro, siga pela direita até ir dar à Avenida Vasco da Gama e pode apreciar a arquitectura das antigas vivendas da aristocracia.
Conheça os recantos do Parque Marechal Carmona
A partir do Jardim da Parada pode visitar o Museu do Mar, seguir em frente e entrar no Parque Marechal Carmona.
Atravesse o Parque e fique a conhecer o Palácio dos Condes Castro Guimarães, hoje transformado em museu. A dois passos, encontrará a agradável Marina de Cascais, de onde se pode maravilhar com uma extraordinária vista sobre a costa.
Respire a brisa fresca do mar
Para os mais resistentes fica a sugestão de terminar o dia com um descontraído passeio pelo percurso à beira-mar, conhecido por “paredão”, com cerca de 3 quilómetros, entre Cascais e São João do Estoril.
Ao longo do passeio revigore o corpo e a mente com o cheiro da maresia e a visão arrebatadora do mar. Para voltar a Cascais, dê descanso às pernas e regresse de comboio, partindo da Estação de São João do Estoril.
Os segredos da Quinta do Pisão
Procura um programa alternativo para as suas manhãs de sábado? Reúna a família e os amigos, esqueça a agenda e embarque num dos percursos interpretativos na Quinta do Pisão.
A sua visita será acompanhada de explicações sobre todos os pontos de interesse arquitectónico e natural: como a capela, as eiras, os estábulos ou os fornos da antiga povoação do século XVI, o Casal de Porto Côvo; ou ainda a misteriosa gruta de Porto Côvo, utilizada pelos homens primitivos como necrópole.
Envolvidos na atmosfera do Parque Natural e da Quinta do Pisão, os participantes serão capaz de reeditar o ambiente e a vida na antiga Quinta do Pisão, outrora dedicada à actividade agro-silvo-pastoril.
Percursos com início às 9h – a partir da entrada principal da Quinta do Pisão Parque de Natureza – a cada sábado de 15 em 15 dias, sendo que o próximo se realiza dia 5 de Março. A entrada tem um valor simbólico de 6 euros/pessoa, valor que reverterá para as acções de recuperação e conservação da biodiversidade do local, bem como para a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, entidade parceira da Cascais Natura na gestão deste território. Inscrições e informações sobre esta iniciativa disponíveis em www.cascaisnatura.org
Se precisar de ajuda na organização do seu passeio, deixamos aqui alguns contactos de empresas especializadas.